Retirado do OrkutNo Brasil prevalece as cláusulas do seguro da aeronave e o "Flight Pattern" da empresa que foi aprovado pela ANAC ou D.A.C..
Na TAM onde eu voei por algum tempo é terminantemente proibido qualquer dos pilotos utilizarem Carnas de Navegação do DECEA. Se o Chefe do Departamento de Operação souber os pilotos pegarão uma reprimenda. Se acontecer algum acidente e uma das causas recair sobre as cartas do DECEA, o seguro não rira pagar coisa alguma. Está na cláussula.
Os militares da Aeronátuica sabem disso, mas fingem que não é com eles. Continuam tentando angariar clientes para fazer assinaturas anuais.
Eu mesmo fui reclamado por duas vezes à bordo, quando eu abri cartas do DECEA para conferir a navegação.
Somente são permitidas à bordo e suas utilizações pela tripulação as
Cartas da JEPPESEN.
Há uma razão relevante para tal procedimento.
As alterações das cartas de navegação emitidas pelo DECEA demoram muito para serem atualizadas, o órgão se fia na obrigatoriedade dos tripulantes terem que ler os NOTAMs e AIPs para seus vôos.
Daí por puro receio de acontecer uma "desgraça aérea" o DECEA envia tais alerações em primeira mão para a JEPPESEN e esta faz a atualização no mesmo dia e envia as cartas já modificadas para seus clientes em volta do planeta.
As cartas do DECEA ainda tem uma desvantagem estúpida, o papel é péssimo, se deteriora em pocas (sic) viagens, (é mais rígido) e ao ser dobrado e também pegar umidade durante o vôo, está com seu fim programado para meros 3 meses. Desperdício de dinheiro para quem faz a assinatura do DECEA.
As freqüências de rádio comunicações que devem constar nos setores de vôo, estão sempre desatualizadas via de regra.
Piloto Profissional sério, jamais utilizará cartas do DECEA, nem para sair do Brasil nem para chegar noutro país.
Portanto em vôo internacional, qualquer empresa séria, somente utilizará cartas da Jeppesen.